Antes de tudo eu gostaria de agradeçer meu amigo Wikipeia que como sempre me ajudou MUITO!
Denomina-se cultura punk os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo o princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista a subversão da cultura. Entre os elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento (podendo incluir ou não princípios éticos e políticos definidos), expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação. Surge dentro do contexto da contracultura, como reação à não-violência dos hippies e a um certo otimismo daqueles.
Mas como o que interessa é a música eu não vou voltar o assunto para moda ou artes plásticas, vamos falar de PUNK a música.
A música punk desde suas origem até os dias de hoje passou por diversas mudanças e sub-divisões, pegando características que vão desde o pop rock irônico e politicamente indiferente, ao ruidoso discurso político panfletário, entre outras características. Apesar disso, nos diversos estilos de música punk o caráter anti-social e/ou socialmente crítico é bastante recorrente e a ausência destas características é vista por alguns como justificativa para o não-reconhecimento de uma banda como sendo do estilo punk. Estilos muito distintos do punk rock também são desconsiderados com frequência.
O estilo punk rock tradicional caracteriza-se pelo uso de poucos acordes, em geral power chords, solos breves e simples (ou ausência de solos), música de curta duração e letras rebeldes, sarcásticas que podem ser politizadas ou não, em muitos casos uma manifestação de antipatia à cultura vigente. Estas características não devem ser tomadas como uma definição geral de punk rock, pois bandas e variações bem difundidas do gênero apresentam características muitas vezes antagônicas a estas, como por exemplo as músicas longas e complexas do Television (uma banda de protopunk), o experimentalismo cacofônico do Crass (uma banda mais voltada ao ideologia punk anarquista), a tendência de sociabilização das bandas de hardcore moderno e o discurso sério de algumas bandas politizadas.
Resumindo o parágrafo acima, estão querendo dizer que Punk é bem confundido com estilos distintos do próprio e a mśuica é sempre curta com o mesmo acorde com muitas aparições de power chords e quase nem sempre solos e se possuir solos eles serão curtos, a música Punk normalmente fala sobre política e direitos humanos e sociais, eles tocam e cantam contra e do lado de sua bandeira [sim quando eu digo bandeira, eu digo país e política]
Muitas bandas de Punk se meteram em encrencas por causa de letras sobre política e uma desas banda foi o Sex Pistols que escreveu a música 'God Save The Queen' a música foi proibida de tocar em qualquer rádio em toda Inglaterra por mencionar a rainha que já é um crime horrendo, então eles tiveram a idéia de tocar isso a bordo, sim em um barco, e a polícia pegou eles, mas como foi um 'show' bem sucedido 'God Save The Queen' virou hit na Inglaterra ficando em primeiro lugar nas paradas.
Punk no Estados Unidos.
Originalmente o punk surge por volta de 1974 como uma manifestação cultural juvenil semelhante aos da década de 1950 e 1960: era caracterizado quase que totalmente por um estilo baseado em música, moda e comportamento.
A primeira manifestação genuinamente punk, no entanto, o estilo punk rock, surge primeiro nos Estados Unidos com a banda Ramones por volta de 74 e é caracterizada por um revivalismo da cultura Rock N' Roll (músicas curtas, simples e dançantes) e do estilo rocker/greaser (jaquetas de couro estilo motociclista, camiseta branca, calça jeans, tênis e o culto a juventude, diversão e rebeldia).
Enquanto o Rock N' Roll tradicional ainda criava estrelas do rock, que distanciavam o público do músico, o punk rock rompeu este distanciamento trazendo o princípio da música super-simplificada e instigando naturalmente outros adolescentes a criarem suas próprias bandas. O punk rock chega à Inglaterra e influencia uma série de jovens pouco menos de um ano depois.
Extremamente empolgado pela apresentação dos Ramones, Mark Perry abandona seu emprego e produz o primeiro fanzine punk, o Sniffin' Glue ("cheirando cola"), com a intenção de promover esta nova agitação cultural. O fanzine foi o símbolo marco para o "Do it yourself" punk, não tinha quase nenhum recurso financeiro e era marcado pelo estilo visual deliberadamente grosseiro e com senso de humor ácido.
Punk na Inglaterra.
Na Inglaterra o princípio de que "qualquer um pode montar uma banda" e o espírito renovador do punk rock se mesclaram a uma situação de tédio cultural e decadência social, desencadeando o punk propriamente dito.
Os Sex Pistols, antes uma banda de punk-rock comum, se torna um projeto mais ambicioso com a tutela de Malcom McLauren e a inclusão de um baixista inventivo e provocador, Sid Vicious. A banda passa a usar suásticas e outros símbolos nazi-fascistas, além de símbolos comunistas e indumentária sadomasoquista num agressivo deboche dos valores políticos, morais e culturais (influenciados e patrocinados por Malcolm McLaren e Vivienne Westwood, amigos aficionados pelas ideias dadaístas e Situcionistas).
Além de ridicularizar clássicos do Rock N' Roll, as músicas da banda costumavam demonstrar um profundo pessimismo e niilismo, agredindo diretamente diversos elementos da cultura vigente, sempre em tom sarcástico e agressivo. Logo chamam a atenção de entusiastas que começam a acompanhar os shows produzindo eles próprios de forma caseira estilos de roupas e acessórios, em geral rearranjos de roupas tradicionais como ternos, camisas e vestidos, com itens sadomasoquistas, pregos, pinos, rasgos e retalhos.
Essas características — sarcasmo, interesse pelo grosseiro e o ofensivo, valorização do faça-você-mesmo, reutilização de roupas e símbolos de conhecimento geral em um novo contexto bizarro, crítica social, desprezo pelas ideologias, sejam políticas ou morais, e pessimismo— somado ao estilo empolgante e direto do punk-rock definiram a primeira encarnação do que hoje entendemos como cultura punk.
A partir de 77 esta postura punk se tornou um fenômeno impactante na maior parte do mundo e pouco a pouco foi se transformando e ramificando em sub-gêneros.
Punk no Brasil.
O movimento punk em São Paulo surgiu na Zona Norte, mais precisamente a turma roqueira da Vila Carolina, onde desde o início dos anos 70, já se formava uma cena pré-punk influenciada por bandas de protesto norte-americanas e inglesas, como MC5 The Stooges e Dust. Aqui surge a primeira banda punk brasileira: Restos de Nada.
A banda foi formada em 78 como uma forma de protestar contra a repressão do governo militar e mostrar que diversos jovens lutavam por uma sociedade melhor. O precursor dessas ideias foi o guitarrista Douglas Viscaino que criou a banda. Inspiradas nesse ideal, muitas outras bandas se formaram para também criticar o regime, tais quais como AI-5, Detrito Federal, Condutores de Cadáver, Cólera, Aborto Elétrico, entre outras.
Em Brasília, o punk rock chegou por volta de 77, através de filhos de políticos e embaixadores que trouxeram do exterior álbuns de bandas de punk rock que estavam nas paradas inglesas da época.
Bandas de Punk:
Anti-Flag
Bad Religion
Blink 182
Black Flag
The Clash
Dead Kennedys
Descendents
Fugazi
Green Day
The Heartbrakers
Misfits
MxPx
The Offspring
Raimundos
Ramones
Sex Pistols
Sum41
(entre VÁRIAS outras)
Então é isso ^-^ espero que tenham compreendido tudo certinho e eu realmente gosto de Punk =D
Eu amo punk *-*
Próximo tema provavelmente será: Rock Psicodélico.
O Punk não nasceu na Inglaterra?
ResponderExcluirótimo Artigo...
só essa pequena duvida...
O Punk nos EUA "nasceu" em 1974 e na Inglaterra foi CONCRETIZADO em 77 nada diz onde começou, então eu não sei dar a resposta correta para você.
ResponderExcluirMas acredito que tenha começado na Inglaterra